Ontem terminei um livro que estava querendo reler há algum tempo. O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry. Dizem que esse livro não importa quantas vezes o leia sempre vai ter uma interpretação diferente da sua historia.
Quando o li pela primeira vez era uma criança e agora já adulta (ou quase isso) percebi que isso é totalmente verdade. Crianças são muito mais simples, aquela Juliana viu o livro como uma linda fabula de um príncipe solitário que queria um amigo. Já essa Juliana tentou buscar a verdadeira analogia por trás daquele príncipe de um reino tão pequeno e solitário.
Claro que aquela Juliana é muito mais cativante que essa Juliana, mas aquela não tinha vivido tudo que essa já viveu.
Mas não vim aqui para falar da experiência única que é reler O Pequeno Príncipe. Quero falar da experiência de terminar um livro, mesmo que seja um livro que já tinha lido antes.
Terminar um livro é mais ou menos como aprender um novo idioma, você se esquece de como era antes quando não sabia falar aquela língua. É mais que terminar uma viagem, muito mais. Quando a ultima palavra acompanhada pelo ultimo ponto final surge bate uma saudade instantânea. Saudade igual a que bate ao se despedir de um grande amigo e vê-lo se afastando.
Terminar um livro é bom, porque é como se aquela coisa se tornasse parte da gente, deixando o coração maior e mais feliz. Mas também é triste, porque não é divertido deixar um amigo ir embora.
Como diria o pequeno principezinho: “A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar”.
Ahhh que lindo!
ResponderExcluirEu me sinto tão bem quanto termino um livro ou uma história em qualquer lugar, deve ser por causa do meu vicio em leitura que você já conhece bem.
Realmente O pequeno principe é um livro legal, e a cada vez que eu leio ele, penso de um jeito diferente...hahahah
Bjoosss
Nhaiiii Ju que post lindo, queria qndo crescer escrever tão bem assim. você conseguiu expressar em palavras o que realmente sentimos ao terminar um livro, sempre aprendemos algo novo, eu sempre digo que não existe livro ruim, sempre eles vem a nos ensinar algo novo, e é isso que acho muiito legal em ler. aprender algo novo sempre. adoreiii o pos, e nossa cada vez escrevendo melhor.
ResponderExcluirbjus Juzinhaaa =**
Ahhh eu simplesmente amo O pequeno principe, e já reli tantas vezes e, é totalmente verdade, isso de que a cada vez surge uma nova interpretação rs
ResponderExcluirEu fico um tanto deprimida quando termino um livro, especialmente se é um que eu gosto bastante... mas, bem, tu sabe né? Eu não sou muito normal.
OBS.: Tu me assustou com a chamada no twitter... meu coração é sensivel guria!!! kkkkkk
Mais um post maravilhoso, como todos os que tu escreve... Saudade de tu!
xoxo